sábado, maio 14, 2011

Onça Puma será inaugurada nesta segunda

Um evento restrito a convidados, mas com presença da Imprensa, nesta segunda-feira, 16 de maio, marca a inauguração complexo mineral de níquel Onça Puma, localizado em Ourilândia do Norte. O empreendimento é a primeira planta de níquel da Vale no Brasil e vai reforçar a posição de liderança da empresa como maior exportadora líquida do País. A assessoria da empresa faz mistérios sobre a programação do evento e evitou divulgação prévia do mesmo, embora tenha convidado jornalistas para o ato.

Enquanto isso, o Porto do Itaqui realizou, na tarde de quarta-feira (11), o primeiro embarque de ferro níquel em contêineres para o exterior. O mineral foi extraído já em Ourilândia do Norte. Essa é a segunda operação que o Itaqui realiza este ano, após inaugurar a linha regular de contêineres para o Maranhão, em março de 2011, o que demonstra a versatilidade do Porto ao oportunizar operações diferentes das graneleiras.

Cinquenta e dois contêineres com ferro níquel foram embarcados com destino a Taiwan, Holanda e Japão, cada um deles pesando aproximadamente 25 toneladas. O minério foi transportado via rodovia de Ourilândia até em Parauapebas (PA) e de ferrovia até São Luís, quando foi embarcado para a Europa e Ásia, conforme informou o supervisor de equipamentos móveis da Vale, Arthur Wallace Pereira de Figueiredo. “Essa é a primeira operação dessa carga que a Vale está fazendo no Brasil”, destacou o supervisor. O mineral é utilizado basicamente na produção de aço e de materiais que resistam a altas temperaturas.

Escoamento
A operação de embarque do níquel aconteceu no berço 102 do Porto do Itaqui. Outros cinquenta contêineres vazios foram descarregados para a terceira operação da Vale, que deverá acontecer entre o final de maio e início de junho. A armadora CMA CGM e a empresa Brazil Marítima foram responsáveis pela operação no Itaqui.

Para Gustavo Lago, diretor de Operações da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), a consolidação de uma linha regular de contêineres para o estado é mais uma opção de modal para os investidores. “É a possibilidade de novos negócios, principalmente para os pequenos e médios empresários maranhenses, que poderão utilizar o Porto do Itaqui para escoar seus produtos via contêiner”, afirmou.

Além do níquel, novas cargas estão sendo prospectadas pela CMA CGM, armadora com experiência em todos os continentes através de suas 600 agências distribuídas em 150 países. Sua frota de 385 navios atende a 400 portos em mais de 150 serviços. A perspectiva é que as operações a partir do Maranhão possam chegar a uma movimentação de 15 mil toneladas/ano. (Da Redação, com informações do Jornal Pequeno)
 

0 comentários:

Postar um comentário